RAINHA CONGOLESA QUER IMPLEMENTAR PROJECTOS EM CV

A rainha congolesa do Reino de Kasai encontra-se de volta a Cabo Verde, para apresentar três projetos. Estes projetos estão voltados para a implantação da casa de afrodescendentes e mobilidade entre os arquipélagos.

Diambi Kabatusuila quer aproveitar a sua influência, enquanto majestade da Ordem do Leopardo do Povo Bakwa Luntu, e rainha-mãe do povo Bantu do Brasil, para brevemente trazer o festival da crioulidade, referenciado com o “mais famoso e especial do mundo”, de forma a mostrar ao universo a resistência e a resiliência da cultura crioula.

O segundo projecto desta rainha da República Democrática do Congo, referiu, passa pela formalização da criação em Cabo Verde da primeira Casa de Afrodescendentes, abarcando gentes de origem africana que vivem tantos no País como nos continentes americano e europeu, ou mesmo nas caraíbas, de forma a investirem no arquipélago para ajudar a economia cabo-verdiana.

A rainha congolesa, afiançou que  esta a pensar na criação de uma casa cultural que permita a troca de experiência entre os diferentes países integrantes nas suas mais diversas perspectivas. Para isso, realçou que torna necessario, consolidar a  identidade com toda a experiência, sabedoria e recursos.

Já o terceiro projecto, revelou, passa por ajudar Cabo Verde no capítulo de mobilidade entre as ilhas, isto é, entre os países arquipelágicos, pois acredita que de momento não existe uma mobilidade eficiente entre as ilhas, pois entende que o país poderá tirar proveito económicos apostando na especialidade industrial e marítima, de modo a aumentar a sua capacidade económica e turística.

Reivindicando uma justiça igual para todos, sobretudo em áreas capitais como a educação, saúde, finanças e justiça”, ela que também ostenta o título de rainha da Ordem do Leopardo do Povo Bakwa Luntu, considerou Cabo Verde como um país especial, alegando ser um ponto de saída e entrada simbólico para os demais continentes.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *