O incêndio em Serra Malagueta que consumiu 200 hectares da área protegida e culminou com um acidente que provocou a morte de sete soldados das Forças Armadas que foram ajudar neste incêndio marcaram o ano 2023 no sector ambiental. Também não se descarta o Sismo que abalou a ilha da Brava.O incêndio na Serra Malagueta é a manchete que marcou o país com a morte de ste soldados depois do camião ter despistado.
Assim como na Serra Malagueta, a ilha do Fogo teve também um incêndio, na zona de Campanas de Cima, que consumiu uma área significativa de terreno agrícola próximo de algumas casas.
Outro acontecimento que marcou o ano neste sector foi o II fórum WASAG que aconteceu na ilha de São Vicente, no mês de Fevereiro, e que reuniu quatro centenas de especialistas internacionais.
Ainda a mesma ilha acolheu o evento Cabo Verde Ocean Week que decorreu nos dias 12 a 17 de Novembro. Este ano, Porto Novo foi o palco da Cidade Capital Cabo-verdiana da Juventude que culminou com uma caminhada, campanha de limpeza e visita guiada a duas “maravilhas naturais” do município.
O Presidente da República, José Maria Neves foi nomeado patrono da Década dos Oceanos pela comissão oceanográfica da UNESCO durante a Assembleia-geral da Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO que decorreu em França, onde defendeu, no seu discurso, o trabalho em rede para combater a poluição dos oceanos.
No que tange ao clima, o ano foi marcado ainda pela notícia de que o Governo de Portugal comprometeu-se em converter 12 milhões de euros da dívida de Cabo Verde para o Fundo Climático e Ambiental até 2025. O Dia Mundial do Meio Ambiente também foi comemorado em todas as ilhas de Cabo Verde, com várias actividades desde caminhadas, palestras e conferências.
Este ano, foi aprovada em Conselho de Ministros medidas preventivas para a Gestão do Parque Natural da ilha do Fogo e também a actualização e publicação do novo plano de gestão. Cabo Verde acolheu este ano o Fórum de Energia Sustentável da CEDEAO “para uma África Ocidental mais verde”, realizado de 12 a 13 de Outubro, na Cidade da Praia.
Na época das chuvas, as ilhas do Fogo e Brava foram atingidas por intensas chuvas que provocaram vários estragos, que levaram o Governo a disponibilizar 150 mil contos para a reparação dos estragos, além de declarar o estado de calamidade entre estas duas ilhas, no mês de Setembro.
Neste particular, as câmaras municipais congratularam-se com a declaração da calamidade e activação do Fundo de Emergência para estas ilhas.
A Expedição Darwin 200 projectou o trabalho futuro de Cabo Verde no domínio da protecção ambiental, segundo o Presidente da República.
Acção climática foi o tema da Semana Cívica que marcou o início do ano lectivo 2023/2024 em Cabo Verde prepara o primeiro relatório bienal sobre estratégias para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.
A ilha Brava foi atingida por um sismo com a magnitude de 4,5 na escala de Richter, causando estragos nesta ilha. A V Edição da Feira Internacional das Energias Renováveis aconteceu na Cidade da Praia, de 12 a 14 de Outubro, e correspondeu às expectativas a 100 %, segundo a administradora da Feira Internacional de Cabo Verde (FIC).
Por fim, o ano foi marcado com notícias do COP28, em que o primeiro-ministro participou, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, afirmando que Cabo Verde apela a mais países a seguirem o exemplo de Portugal na conversão de dívida.
A União Europeia (UE) anunciou que vai disponibilizar a Cabo Verde 145 milhões de dólares para o fundo climático de respostas a danos e perdas provocadas pelas mudanças climáticas de Cabo Verde.
Redação Tiver