SANTIAGO: FORMAÇÃO EM TÉCNICAS DE SALVAMENTO RODOVIÁRIO

As corporações de Bombeiros da ilha de Santiago iniciaram uma formação em Técnicas de Salvamento Rodoviário, envolvendo veículos elétricos com o objetivo de proceder ao salvamento em segurança de vítimas de acidentes nesses tipos de transportes. A acção de formação, conta com a participação de 16 bombeiros da ilha de Santiago e com a duração de dois dias.

A Formação centra-se em capacitar esses profissionais com aspectos teóricos e práticos do manuseio de veículos eléctricos, desde a compreensão das particularidades dos sistemas de proporção eléctrica e à componente prática, referiu o presidente da Protecção Civil e Bombeiros, Domingos Tavares.

Com foco em tecnologias mais sustentáveis, o sector de veículos eléctricos “desempenha um papel importante”, mostrando um compromisso com a sustentabilidade e com soluções mais ecológicas na mobilidade, assegurou o ministro da Administração

Segundo Paulo Rocha, o foco será não apenas em “maximizar a eficiência”, mas também em garantir que cada formando saiba como lidar com situações de emergência e estar ciente das melhores práticas de segurança.

Conforme o ministro, o objectivo é capacitar os serviços de Protecção Civil e Bombeiros a nível nacional com conhecimentos teóricos e práticos para procedimentos de salvamento e resgate em segurança envolvendo veículos eléctricos.

Pelo que esta primeira fase de formação está sendo ministrada nas ilhas de Santiago e Sal, ilhas que, segundo o mesmo, neste momento têm maior número de veículos eléctricos já em circulação.

De acordo com as metas do Governo, o programa nacional de sustentabilidade energética materializa as orientações definidas no plano estratégico de desenvolvimento sustentável em matéria de energia e tem como objectivo fazer a transição para um sector energético seguro, eficiente e sustentável sem dependência de combustíveis fósseis, garantindo o acesso universal e a segurança energética.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *