SEGUNDA FASE DO CURSO DE TREINADORES DE GUARDA-REDES

Teve início ontem na sede da Federação Cabo-verdiana de Futebol, na cidade da Praia, a segunda fase do curso de treinadores de guarda-redes, com a cerimónia de abertura a dar início ao curso.

Mário Semedo que falava à imprensa disse que esta formação tem por objectivo essencialmente ter guarda-redes melhores preparados para a aventura internacional.

Para o próximo ano, Mário Semedo perspectiva a realização de dois cursos, de nível 1 e 2, tendo os formandos desta primeira formação a oportunidade de realizar o de nível 2.

Já para Ricardo Leite, esta formação visa a criação de três cursos em níveis diversos, em modalidades teórico-práticas. Com esta formação pretende também partilhar a ideia de que guarda redes não funciona como uma ilha, mas sim como um jogador.

Por sua vez, Men Ramires, antigo guarda redes dos Tubarões azuis, que também marcou presença na formação, vê com bons olhos este evento, que é a primeira para esta posição realizada no país.

A abertura da formação, que é ministrada pelo técnico português Ricardo Leite, aconteceu no Centro de Estágio da Federação Cabo-verdiana de Futebol e de entre os formandos destacam-se a presença dos antigos internacionais cabo-verdianos Bera, Cadabra, Tchabana e Djosa.

Em termos operacionais, os objectivos deste curso, segundo a FCF, passam em desenvolver uma compreensão global do jogo de futebol, da equipa e do modelo de jogo e a respectiva actividade específica da posição de guarda-redes e as suas acções técnico-tácticas.

Adquirir diferentes métodos aplicados ao guarda-redes, noutros contextos, quer a nível cultural, idades e estados de formação, trabalhar na capacidade de interacção com outros elementos da equipa técnica constituem outras particularidades deste curso.

De referir que formação similar aconteceu de 13 a 18 deste mês na Cidade de Mindelo, para as regiões desportivas de Santo Antão Norte, Santo Antão Sul, São Vicente, São Nicolau e Sal. 

Redação Tiver

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.