Pelo menos seis pessoas foram mortas e outras seis ficaram feridas depois de as forças russas terem atacado o centro da cidade de Kherson, no sul da Ucrânia, na terça-feira de manhã.
Segundo as autoridades locais, as tropas de Moscovo lançaram um ataque de artilharia contra uma paragem de autocarro e o mercado da cidade numa altura em que os residentes faziam compras.
A ofensiva russa aconteceu também quando a Ucrânia guardava um minuto de silêncio para homenagear os soldados ucranianos mortos no Dia dos Defensores, informou a Polícia Nacional.
Os médicos conseguiram estabilizar uma sétima pessoa, que se acreditava estar morta, disse o Gabinete do Procurador-Geral da Ucrânia. A pessoa ferida está em “estado extremamente grave”.
“O terror russo diário, as tentativas quotidianas de destruir a vida – tudo isto pode e pode ser travado.”, sublinhou o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy numa publicação na rede social X, acompanhada de fotografias de algumas vítimas.
A Ucrânia libertou a cidade de Kherson da ocupação russa em novembro de 2022.
Desde então, as tropas de Moscovo têm atacado regularmente a cidade e as áreas próximas ao longo da margem ocidental do rio Dnipro.
Fonte: Euronews