SEMINÁRIO “ANÁLISE E FISCALIZAÇÃO ORÇAMENTAL”

O Salão de Banquete da Assembleia Nacional recebeu hoje, seminário Análise e Fiscalização Orçamental, com enfoque no Género, com vista a reforçar os conhecimentos e a sensibilidade dos membros do Parlamento sobre a orçamentação sensível ao género.

No seu discurso de abertura o Presidente da Assembleia Nacional, Austelino Tavares Correia, disse que a lei de VBG, constitui um importante instrumento de acção e de educação na luta contra contra violência baseada no Género especialmente praticado no seio familiar e maioritariamente exercida sobre as mulheres.

De acordo com o mesmo, o seminário enquadra-se no projecto pro-palop e desta feita vai centralizar-se no tema que tem a ver com o controlo orçamental com enfoque no género.

Na visão do presidente da Assembleia Nacional, trata-se de um seminário muito importante uma vez que vai capacitar ainda mais os atores políticos nomeadamente deputados e técnicos da Assembleia no sentido de poderem fazer acompanhamento para que possam ver se o que está orçamentado está sendo posto em prática. Já a representada da Pro Palop Graça Sanches, fala nos principais desafios

Segundo Graça Sanches, Cabo Verde introduziu desde 2018, marcadores de género que permitem classificar os projectos de acordo com a contribuição para promoção de igualdade de género.

Redação Tiver  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *