SESSÃO DE CAPACITAÇÃO SOBRE VBG

A ACLCVBG, em parceria com o Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género,vai realizar uma Sessão de Capacitação a nível nacional, em Tarrafal e Calheta de São Miguel, nos dias 07 e 08 de Abril, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Tarrafal.

A ACLCVBG, em parceria com a EPD, o NIMD e o WLA-CdM, concebeu o projecto “Djuntu pa igualdadi! Uma resposta participativa à violência baseada no género em CV”, co-financiado pela UE, com o objectivo de apoiar os principais intervenientes responsáveis pela implementação da Lei VBG e o povo na sua luta pela igualdade de género e um futuro melhor para todos os detentores de direitos.

Desde o início da sua implementação em janeiro de 2020, tem se desenvolvido diferentes actividades, envolvendo atores como Organizações da Sociedade Civil, instituições de diversos sectores, vítimas de VBG, alunos do liceu, entre outros. Mais recentemente concluiu-se uma das mais importantes componentes do projecto que é a Auditoria Participativa à implementação da Lei VBG, 10 anos após a sua entrada em vigor.

A Auditoria Participativa, implementada em todas as ilhas, teve como objectivo recolher informações fidedignas, de forma participativa, quanto à realidade actual e local relativamente à implementação da Lei VBG e sua Regulamentação, envolvendo OSC na recolha de dados e como informantes chaves contou com: vítimas de VBG, responsáveis pelos serviços públicos, pelos Centros de Apoio às vítimas e responsáveis pelos Gabinetes de Atendimento às vítimas.

Também está previsto no âmbito do Projecto, o Reforço das Capacidades dos intervenientes no processo de atendimento às vítimas de VBG, incluindo profissionais da saúde, da polícia, da justiça, da educação, integrantes dos Centros de Apoio às vítimas de VBG, entre outros.

Fonte: ACLCVBG // Redação tiver

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.