SINN FÉIN À BEIRA DE VITÓRIA HISTÓRICA

O partido republicano Sinn Féin nunca esteve tão próximo de ganhar eleições como agora. A Irlanda do Norte vai a votos esta quinta-feira para renovar a assembleia local.

Em mais de um século, o outrora braço político do IRA, o Exército Republicano Irlandês, poderá dominar o Parlamento da província, que faz parte do Reino Unido, e que tem poderes para legislar em áreas como a saúde, educação ou a justiça.

O Partido Unionista Democrático (DUP) lidera, tradicionalmente, o Executivo de partilha de poder da Irlanda do Norte, instituído em 1998 depois de o Acordo de Sexta-feira Santa ter posto fim à guerra no território.

Os unionistas derrubaram o Executivo, em fevereiro deste ano, em protesto contra o Protocolo pós-Brexit que criou protocolos aduaneiros adicionais entre a província e o resto do Reino Unido.

Com as sondagens a darem a vitória à republicana Michelle O’Neill, o líder unionista Jeffrey Donaldson alertou para discórdia que poderá surgir pois o Sinn Féin defende a realização de um referendo sobre a reunificação da ilha.

Caso o Sinn Féin vença, na quinta-feira, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson poderá ter de resolver uma grande dor de cabeça constitucional…

Fonte: Euronews

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *