SISMO FAZ MILHARES DE MORTOS NA TURQUIA E NA SÍRIA

Mais de 1500 pessoas terão morrido e cerca de 3 mil ficaram feridas na sequência de uma série de fortes sismos com magnitudes entre os 6 e os 7.8 graus na escala de Richter, registados no sul da Turquia, afetando também parte da Síria.

De acordo com os dados disponíveis, este novo tremor de terra acima dos sete graus foi localizado em Ekinözü, cerca de 180 quilómetros a norte de Gaziantep e a 230 da fronteira com a Síria.

O novo abalo forte foi registado às 13:24 e pouco depois o balanço de mortos foi atualizado para mais de 1.500.

O número de feridos era de mais de 5.300 no agregado dos balanços do sul da Turquia e do norte da Síria, de acordo com fontes oficiais locais.

Só na Turquia, o Presidente turco, Recep Tayyp Erdogan lamentou a morte de pelo menos 912 pessoas e revelou estarem já cerca de nove mil pessoas envolvidas nos trabalhos de busca e resgate, com mais ajuda a chegar, entretanto, incluindo dos 45 países que já a anunciaram.

Erdogan revelou ainda o registo de 5.400 feridos e o salvamento de 2.470 pessoas de estruturas colapsadas. Cerca de 3000 edifícios ruíram com a sequência de sismos das últimas horas.

Milhares de edifícios ruíram e há ainda muitas pessoas soterradas. O balanço deve agravar-se ao longo do dia e talvez da semana.

A União Europeia, através do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, a NATO e diversos países europeus a título individual como a Grécia ou a Bulgária já anunciaram o envio de equipas de resgate para ajudar na busca por sobreviventes.

Fonte: Euronews

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *