SV: AUMENTA ADESÃO AO RASTREIO DO CANCRO DA PRÓSTATA

A médica e pronto focal das doenças oncológicas da Delegacia de Saúde de São Vicente, Eliana Soares, afirma que os homens procuram cada vez mais as estruturas de saúde para o rastreio do cancro da próstata. Segundo a médica, esse aumento deve-se às ações de sensibilização que a estruturas de saúde tem feito, embora reconheça que o toque rectal para despiste de cancro de próstata ainda é um tema tabu entre os homens.

Eliane Soares falava, na tarde deste sábado à Inforpress, à margem de uma tarde cultural dedicada à sensibilização sobre o cancro de mama e próstata realizada no pátio da Delegacia de Saúde de São Vicente, assegurando que ha consultas de homens nos centros de saúde, e que com o tempo, a procura tem sido maior. Tem-se observado que tem aumentado o número de pessoas que desejam fazer o seu antígeno prostático específico (PSA) para ver como a saúde está.

Segundo a médica, esse aumento deve-se às ações de sensibilização que a estruturas de saúde tem feito, embora reconheça que o toque rectal para despiste de cancro de próstata ainda é um tema tabu entre os homens. Sobre a realização da tarde cultural, a médica explicou que aconteceu com objetivo de mostrar às pessoas que o cancro é um tema que pode ser falado em todos os lugares, que as consultas para detetar cancro de mama e de próstata devem ser feitas ao longo do ano, não somente nos meses de Outubro e Novembro.

De acordo com dados divulgados em folhetos informativos pelo Ministério da Saúde e da Segurança Social, o cancro da próstata é o tipo mais frequente e em Cabo Verde é uma das primeiras causas de morte.

Fonte: EI // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *