TACV ADIA PAGAMENTO DE EMPRÉSTIMO 441 MIL CONTOS

A transportadora aérea estatal cabo-verdiana TACV pediu a prorrogação por um ano do prazo de pagamento de mais um empréstimo, de 441 mil contos. A transportadora alega que os impactos na subida dos preços dos combustíveis, está a dificultar este pagamento.

De acordo com uma resolução do Conselho de Ministros de 14 março, a segunda do género em pouco mais de um mês, em causa está agora um empréstimo contraído pelos Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV) junto do Banco Cabo-verdiano de Negócios, de 441 mil contos, que estava garantido desde março de 2021 por um aval do Estado, que detém 90% do capital social da companhia.

A TACV, que está há pouco mais de um ano a relançar a atividade após a paragem provocada pelas restrições da pandemia de covid-19, já tinha prorrogado em fevereiro passado, em simultâneo e também por 12 meses, outros dois empréstimos, neste caso junto da Caixa Económica de Cabo Verde, no valor de 100 mil contos e de mais 110.

Acrescenta que com a retoma da economia e das suas atividades, a TACV apresentou um plano de retoma e estabilização para o período de 2022/2023, que definia os pressupostos base para efeitos de estabilização das operações e situação financeira da empresa, cuja execução “também enfrentou novos desafios, na decorrência da subida dos preços de combustíveis em cerca de 80% entre janeiro e junho de 2022, em consequência da guerra na Ucrânia”.

O Governo também já tinha aprovado em dezembro passado um aval do Estado de 250 mil contos à TACV, para apoiar a tesouraria e continuar as operações e atividades previstas ainda para 2022.

Fonte: Lusa // Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *