TACV: TAKE-OFF SERÁ COM ADMINISTRAÇÃO RENOVADA

Na hora de uma nova largada para outros voos, a TACV vai precisar de gente mais capacitada para mais uma aventura no sentido de fazer uma capitalização dos recursos dos contribuintes que vêm sendo drenados nessa companhia. Novos aviões e a recuperação de alguns certificados serão apostas de um novo Conselho de Administração misto, com estrangeiros e prata da casa.

O actual Conselho de Administração da TACV, presidido por Sara Pires, está com dias contados. A NAÇÃO sabe que, perante os novos desafios, o Governo está a trabalhar para dotar a transportadora nacional de uma equipa de gestão, com pergaminhos firmados. Ela será constituída por gestores estrangeiros e quadros nacionais.

A mudança na administração da TACV, conforme uma fonte bem posicionada, deverá ocorrer dentro de três meses, o mais tardar, coincidindo com uma eventual mexida no Governo, pós convenção do MpD, prevista para 26 de Maio.

A acontecer, tal mexida poderia contemplar a saída de Carlos Santos do executivo de Ulisses Correia e Silva. Este jornal sabe que o ministro do Turismo e Transportes, que perdeu a tutela dos transportes marítimos que passou para o ministro do Mar, Abraão Vicente, está a ser pressionado pela família para deixar o Governo.

A nova administração vai entrar na TACV num momento viragem, com a companhia aérea a ser dotada de dois Boeings 737 Max 8, dois aparelhos com tecnologia moderna, capazes de garantir a ligação com os Estados Unidos da América (EUA).

De acordo com um especialista o Governo, com a nomeação de um novo Conselho de Administração da TACV, com uma equipa mista de estrangeiros e nacionais, pretender-se-á fazer uma nova reestruturação, à semelhança daquilo que pretendiam com os islandeses.

Timidamente, a TACV vai regressando ao mercado doméstico, perante a incapacidade da Best Fly em fazer escoar passageiros de várias ilhas do país. A transportadora nacional fez um primeiro ensaio no carnaval, transportando passageiros da Praia para São Vicente e vice-versa, e, nesta semana fez, a pedido do Governo, fez dois voos. Um para São Vicente e outro para o Sal, neste caso, para o transporte de alunos que a participaram nos Jogos Escolares que decorreram na cidade da Praia.

Fonte: A Nação // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *