TÉCNICA SOCIAL DO CAV PEDE MAIS AÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE ALCOOLISMO

A técnica social do Centro de Apoio à Vítima (CAV) Domingas Coelho considerou hoje que são necessárias mais ações de sensibilização sobre o alcoolismo, acreditando que os casos de VBG possam diminuir ainda mais. É de realçar que no primeiro trimestre deram entradas 13 casos no CAV, assinalando uma diminuição em relação ao mesmo período no ano de 2022.

A técnica fazia o balanço das atividades realizadas no primeiro trimestre e sobre a análise dos dados relativamente às denúncias de casos de VBG que recebeu até este momento. Segundo a mesma fonte, no primeiro trimestre deram entradas 13 casos no CAV, assinalando uma diminuição em relação ao mesmo período no ano de 2022.

Domingas Coelho assinalou que a diminuição do número de casos tem muito a ver com as ações de sensibilização que têm desenvolvido no terreno, mas não descarta a possibilidade de ainda existir “um grande medo e tabu” nas vítimas sobre denúncias.

Entretanto, destacou também que a lei está “mais rigorosa e eficaz” de forma a dar um combate cerrado a estes casos, levando com que as pessoas ponderem um pouco antes de praticarem atos de VBG. Mas, nessa luta pede às entidades responsáveis para trabalharem um pouco mais na questão da sensibilização sobre o consumo do álcool, justificando que cerca de 90% dos casos registados, os agressores se encontram sob o efeito do álcool. Neste sentido apela a uma parceria e a mais ações no terreno, acreditando que os casos de VBG vão diminuir ainda mais.

Questionada sobre os tipos de violência mais predominantes na Brava, Domingas Coelho ressaltou que normalmente as mulheres sofrem quase todos os tipos de violência, mas a física, psicológica e patrimonial têm sido as que mais se destacam nesta área.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *