TIGRAY: 270 MORTOS À FOME ENTRE SUSPEITAS DE DESVIO DE AJUDA

Autoridades da região de Tigray contabilizaram em 270 o número de mortos devido à fome nos últimos três meses, numa altura em que existem suspeitas do desvio da ajuda humanitária entregue por agências internacionais.

A ajuda visa fazer face à crise nesta zona da Etiópia, aprofundada pela guerra entre 2020 e 2022, entre o exército e a Frente de Libertação do Povo de Tigray.

O administrador interino da zona noroeste da região, indicou que cerca de 100 pessoas morreram em campos de deslocados internos em Adi Daeron, Asgede, Endabaguna, Shiraro e Shire, enquanto os restantes são residentes de aldeias na área.

Outras 15 pessoas, incluindo duas crianças, morreram de fome nos distritos de Hauzen e Irob, na zona oriental de Tigray.

O represente da Comissão de Gestão de Riscos e Catástrofes de Tigray, sublinhou que “a fome e as mortes relacionadas com a fome estão a agravar-se devido à suspensão das entregas humanitárias”, antes de sublinhar que as autoridades estão a “trabalhar arduamente” para concluir as investigações sobre o desvio da ajuda “o mais rapidamente possível”. 

Durante a semana passada, dezenas de milhares de pessoas deslocadas manifestaram-se para exigir que as organizações não governamentais e o governo central retomem a distribuição de ajuda e facilitem o regresso das pessoas que fugiram das suas casas devido à guerra.

Fonte: dw // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *