A Universidade de Cabo Verde desenvolveu o projeto “EMPREATUR” que visa o fortalecimento do ecossistema de empreendimentos no sector turístico, com o propósito de contribuir para a promoção do turismo, como sendo o impulsionador de crescimento económico sustentável da ilha de Santiago.
O projeto “EMPREATUR”, apresentado pela Universidade de Cabo Verde, foi acolhido pela Cooperação Espanhola, visto que se alinha com o acordo de cooperação existente entre Espanha e Cabo Verde, em que o turismo é considerado o setor prioritário.
E também é de se realçar que o projeto pretende contribuir para a consecução do ODS 8 “Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego e o trabalho digno para todos”, e está alinhado com o V Plano Diretor da Cooperação Espanhola, em que se consideram prioritários o ODS 8 e a Meta 8.9 e com o estabelecido na alínea de ação 8.9.A. “Impulsar iniciativas de turismo rural como gerador de emprego alternativo nas zonas rurais”.
O projeto contempla a integração das principais prioridades transversais da Cooperação Espanhola estabelecidas no V Plano Diretor: igualdade de género, sustentabilidade ambiental, abordagem baseada em direitos humanos e liberdades fundamentais e respeito a diversidade cultural.
O projeto, orçado em 100 mil euros, está orientado a melhorar a capacidade de planificação estratégica para a promoção de empreendimento sustentável no setor turístico na ilha de Santiago. Com uma duração de dois anos, o projeto “EMPREATUR” pretende aumentar o conhecimento e o envolvimento dos principais responsáveis na área do turismo sustentável como fonte de oportunidades de desenvolvimento na ilha de Santiago. Por fim, pretende ainda desenhar e implementar um programa de formação e apoio a empreendedores para a incubação de ideias de negócios no setor do turismo da ilha de Santiago.
O projeto denominado “EMPREATUR” foi financiado pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID).
Fonte: Uni-CV // Redação Tiver