VBG: ICIEG QUER APOIO DOS HOMENS NA PROCURA DE SOLUÇÃO

A presidente do Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género apelou hoje aos homens a se juntarem à instituição para ajudarem a encontrar uma solução para a VBG no país, enquanto parte do problema. Mariza Carvalho sublinhou ainda que a instituição que dirige tem recebido cada vez mais queixas de homens também vítimas da VBG.

Mariza Carvalho falava à margem da abertura da formação dirigida aos profissionais do Ministério da Justiça em técnicas de prevenção e tratamento dos casos de Violência Baseada no Género, explicou que a formação insere-se no projeto “Melhor acesso a recursos e cuidados de qualidade a mulheres e menores vítimas de violência de género nas ilhas de Santiago, Fogo e Santo Antão”, financiada pela Fundación Religiosos para la Salud (FRS) da Espanha.

Neste sentido, Mariza Carvalho realçou a importância da capacitação e da consciencialização frisando que o género é uma questão tanto de homens como também de mulheres, para quem é necessário adequar as políticas a quem mais necessita, neste caso, mulheres. 

Entretanto, sublinhou que a instituição que dirige tem recebido cada vez mais queixas de homens também vítimas da VBG.

Por sua vez, a coordenadora do projecto, Victória Seoane, avançou que este projecto está orçado em 475 mil euros, sendo o objectivo da formação criar um trabalho em rede entre as diferentes instituições como Polícia Nacional, Tribunal de Justiça, pessoal sanitário e outros, que estão na linha da frente de atendimento a casos de VBG.

A formação iniciada hoje no Centro de Formação da Polícia Judiciária, na cidade da Praia, acontece duração dois dias e tem como objectivo principal contribuir para a eliminação de todas as formas da violência contra as mulheres e meninas.

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *