VPM NA REUNIÃO DE REVISÃO INTERMEDIÁRIA DO IDA20 NA TANZÂNIA

O Vice Primeiro-Ministro, Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial, e líder do Fórum dos Pequenos Estados, Olavo Correia, participa entre 6 e 8 de deste mês, na Tanzânia, na reunião de revisão intermediária da Associação Internacional para o Desenvolvimento (IDA). O objetivo é analisar o desenvolvimento, até à data, dos compromissos políticos e financeiros da IDA20 e avaliar a resposta da Associação às crises sobrepostas.

Na manhã desta quarta-feira, integrou o painel de debate sobre “Direção estratégica do IDA21”, concretamente para abordar a visão, objetivos e plano de ação do IDA21 para o continente africano.

Durante a sua intervenção, o Vice Primeiro-Ministro, destacou o importante papel que esta Associação Internacional de Desenvolvimento do Banco Mundial e o seu forte alinhamento com a agenda de desenvolvimento de África. Segundo o Governante cabo-verdiano, o IDA vem desempenhando um papel fundamental no estímulo ao crescimento económico, complementando as fontes de financiamento nacionais e, em última análise, contribuindo para aumentar os investimentos nos países africanos.

Acrescentou que é uma das maiores fontes de ajuda ao desenvolvimento para África, centrada na redução da pobreza através da concessão de créditos e subvenções a juros baixos, para programas e projetos destinados a impulsionar o crescimento económico, melhorar as condições de vida das pessoas e reduzir as desigualdades.

Do ponto de vista temático, Olavo Correia afirmou que o IDA também está bem alinhado com as principais prioridades Africanas, como o género, a incapacidade, a fragilidade, as respostas rápidas às crises, o capital humano, o emprego e a transformação económica e a resiliência climática, embora a prioridade do Grupo do Banco Mundial em matéria de alterações climáticas, especificamente o apoio ao seu abrandamento, tenha ficado aquém do esperado e tenha sido menos evidente nos ciclos anteriores do IDA.

A Reunião de Revisão Intermediária do IDA20, que acontece sob o lema “Recuperando-se melhor da crise: Rumo a um futuro verde, resiliente e inclusivo”, contou com a presença do Vice-Ministro de Assuntos Internacionais, Arábia Saudita, a Vice-Presidente da União Africana e o Presidente da Open Society Foundations, sob a moderação da Vice-Presidente do Banco Mundial para a África Oriental e Austral, que debateram o painel de debate sobre “Direção estratégica do IDA21”, concretamente para abordar a visão, objetivos e plano de ação do IDA21 para o continente africano.

Fonte: Governo // Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *