SA: GOV DE CV DECLARA SITUAÇÃO DE CALAMIDADE NO CONCELHO DO PAUL

O Governo declarou situação de calamidade no concelho do Paul, em Santo Antão, por danos provocados pela agitação marítima numa localidade. As intervenções, para repor as condições de mobilidade e acessibilidade ao concelho estão avaliadas em 53,5 milhões de escudos.

No documento consultado, o Governo referiu que a cidade das Pombas, no concelho do Paul, é uma localidade costeira situada numa fajã junto à foz de uma ribeira, “exposta” à ação da agitação marítima, que é “fortemente potenciada” pelo impacto das alterações climáticas.

Depois de ser objeto de intervenção há quatro anos, o muro de proteção da zona de Coice das Pombas foi novamente objeto de observações por uma equipa técnica, que concluiu que apresenta “um elevado nível de erosão e desgaste” e com “danos significativos” no pavimento e na estrutura.

Por causa do “risco de colapso eminente” do muro, o Governo concluiu que é preciso uma intervenção, para repor as condições de mobilidade e acessibilidade e garantir a segurança na zona desse concelho da ilha mais a norte do arquipélago.

Neste sentido, vai realizar-se uma “intervenção de urgência” para evitar o possível colapso do muro e das habitações que protege, e, posteriormente, serão feitos trabalhos para demolição do muro e sua reconstrução.

A situação de calamidade pública no Paul, com cerca de 5.770 habitantes, tem a duração de seis meses, “podendo ser prorrogada se razões concretas e ponderosas assim o determinarem”.

Fonte: Governo // Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *