30 CABO-VERDIANOS PARTICIPAM NAS MUNICIPAIS DO LUXEMBURGO

A Comunidade Cabo-Verdiana está vai ter a sua maior participação de sempre nas eleições municipais em Luxemburgo, com cerca de 30 concorrentes aos diversos cargos. Entre estes destaca para um jovem de 21 anos de idade que, responde pelo nome de Johnny da Luz, que optou por integrar a lista, enquanto jovem, dos verdes, Partido Ecológico da Câmara Municipal de Betzdorf.

Seguindo a tradição e o sonho de ajudar a comunidade cabo-verdiana para cada vez melhor integração em Luxemburgo e, de também, ter a oportunidade de transferir algum conhecimento para o país de origem, Johnny da Luz, disse, em entrevista à Televisão Independente de Cabo Verde que, candidata-se na lista dos ecologistas às eleições municipais para a Câmara de Betzdorf com este sentido.

Em termos do impacto que a participação de elementos da comunidade possa vir a ter tanto para os que residem no Luxemburgo ou para o próprio país Cabo Verde, Johnny da Luz confessa que, no seu entendimento, tem aspectos muitos interessantes que fortaleça a própria cooperação já existente, entre os dois países.

Tendo em conta, sendo Johnny um jovem, a nossa reportagem não perdeu a oportunidade de questiona-lo a propósito dos problemas que mais afectam a Juventude, se no seu olhar consegue aperceber-se da existência dos mesmos na comunidade cabo-verdiana em Luxemburgo, como a criminalidade, o alcoolismo e a toxicodependência, entre outros.

São opções pessoais que cada um toma, e para Johnny da Luz, hoje ser cabo-verdiano no Luxemburgo não significa aspectos negativos mas sim motivo de muito orgulho, visto muitos jovens estarem a enveredar por diversas iniciativas de Educação e empreendedorismo e de trabalho. Mas este jovem de origem cabo-verdiana tem uma ideia vincada de como de ser, segundo a sua opinião, o desenvolvimento de Cabo Verde que deve passar por ser mais autónomo.

Não passou despercebida, para este jovem, aspectos como a organização administrativa, do turismo e dos transportes.

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *