30 CASOS SUSPEITOS DE DENGUE E MAIS DOIS CONFIRMADOS NA PRAIA

O país regista até agora 30 casos suspeitos da Dengue no país e dois confirmados na cidade da Praia. Há inclusive, duas pessoas hospitalizadas supostamente com quadro suspeito de dengue, uma criança e um adulto, internadas no Hospital Regional São Francisco de Assis (HRSFA) no Fogo.

A directora deste estabelecimento hospitalar, Liziana Barros, confirmou o internamento de duas pessoas, salientando que apesar de o material ter sido recolhido para exames laboratoriais, não se sabe quando se terá a confirmação se é ou não dengue.

Na segunda-feira, 13, a Delegacia de Saúde de São Filipe notificou dez casos suspeitos de dengue, mas ontem, terça-feira, 14, a ministra da Saúde avançou que há 11 casos suspeitos de dengue no município de São Filipe, em entrevista na TCV.

A Delegacia de Saúde de São Filipe já procedeu à recolha de material dos casos suspeitos para exames laboratoriais para a confirmação ou não.

A dengue é transmitida através de mosquitos Aedes Egypti.

No geral há 2 casos confirmados na Praia e 15 suspeitos, mais 12 suspeitos no Fogo, e 1 caso cada, suspeitos também, em São Domingos, Santa Cruz, Ribeira Grande de Santiago, respectivamente.

Recorde-se que a 8 de novembro, a presidente do Instituto Nacional da Saúde Pública (INSP), Maria da Luz Mendonça, confirmou, após a confirmação do Instituto Pasteur do Senegal, a detecção de dois casos de dengue autóctones no concelho da Praia.

Na altura a responsável pelo INSP realçou que a delegacia de saúde da Praia já estava no terreno a investigar para poder entender a trajetória destes casos de dengue e reforçar a procura dos focos para a sua eliminação.

Referiu que neste momento o objetivo é trabalhar para reforçar a eliminação de focos e apelar a população para a sensibilização sobre os cuidados a manter visando eliminar os mosquitos vectores da doença.

Cabo Verde foi fustigado pela epidemia da dengue em 2009 com registos que apontaram para 21.383 casos suspeitos, com evolução de 174 para febre hemorrágica e seis óbitos.

De Janeiro a Junho de 2010, o país registou 305 casos de dengue, sendo os concelhos da Praia e São Filipe os mais afectados.

Em 2016 o país voltou a registar em finais de Dezembro de 2016 até fevereiro de 2017, 23 casos de dengue.

Cabo Verde é um país considerado livre de Dengue actualmente pela OMS

Fonte: A Nação // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *