Assinala-se hoje 20 de Janeiro, 50 anos da morte daquele que deu a vida pela libertação de CV e Guiné-Bissau, Amílcar Cabral. Para marcar esta efeméride, o Presidente da República José Maria Neves repositou uma coroa de flores no memorial Amílcar Cabral nas presenças de altos dirigentes da nação.
Na ocasião o mais alto magistrado da nação apelou as todos os cabo-verdianos a dignificarem o nome de Amílcar Cabral. José Maria Neves enalteceu o contributo dado por Cabral a par de vários outros cabo-verdianos, que fizeram uma luta muito grande para que Cabo verde tivesse voz e dignidade a nível internacional.
Na mesma linha o presidente da Assembleia Nacional, considerou a data de muito importante por se tratar de uma dia que assinala a morte de uma figura incontornável na história de Cabo Verde.
De recordar que para além do acto oficial de hoje decorreu no memorial Amilcar Cabral, na Cidade da Praia mas as atividades centrais estão situadas em Santa Catarina de Santiago, onde Cabral terá vivido parte da sua vida, com a família, organizada pela Fundação Amilcar Cabral.
Redação Tiver