PREÇO DA OFERTA TURÍSTICA AUMENTOU 21,3% EM 2022

A taxa de variação homóloga registada pelo Índice de Preço Turístico referente ao quarto trimestre de 2022 teve um aumento de 21,3%. Resultado inferior em -1,0 pontos percentuais face ao trimestre anterior, segundo dados actualizados pelo INE.

Segundo os dados divulgados hoje, a variação trimestral observada no quarto trimestre de 2022 foi de 2,4%, inferior em 5,3 p.p. ao valor registado no trimestre anterior que apresentou uma variação de 7,7%, reflexo do padrão de sazonalidade deste indicador.

A mesma fonte refere que no quarto trimestre de 2021 esta variação tinha sido positiva e relativamente intensa (3,3%), situando-se -0,9 p.p. abaixo da actual.

Em termos homólogos, o INE indica que a classe dos Hotéis, Cafés e Restaurantes apresentou uma variação homóloga de 21,3%, 1,1 p.p. abaixo da que se verificou no trimestre anterior. A esta variação correspondeu uma contribuição de 21,1 p.p. para a variação do IPT Total.

O movimento dos preços das dormidas em Hotéis (com uma contribuição de 18,8p.p.), das residenciais (estes com uma maior contribuição positiva de (0,007 p.p.) e das pousadas (com uma contribuição de 0,004 p.p.), foram completamente determinantes para este comportamento do IPT total, conforme refere o estudo.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *