BAIRROS DE CIDADE VELHA JÁ TEM MEDIADOR ACTUANTE

Os diferentes bairros da Cidade Velha, Património Mundial da Unesco, já contam com os seus representantes, os quais vão desempenhar o papel de “mediador actuante. Esta iniciativa visa valorizar e incorporar o seu contributo, “despertando um novo olhar” em relação a riqueza histórica do lugar.

Esta eleição tem como objectivo fazer com que cada bairro tenha um “mediador actuante”, entre os responsáveis pela gestão do sítio e a comunidade, fazendo jus ao eixo I – Envolvimento, Participação e Coesão Social, do Plano de Gestão da Cidade Velha, Património Mundial, 2019/2022, aprovado pela Unesco.

Este procedimento, que destaca a necessidade da implicação da população local no processo de gestão do sítio histórico, propõe uma nova abordagem de integração dos residentes e os mecanismos de articulação interinstitucional.

O que implica, uma articulação permanente entre as instituições com responsabilidade nesta vertente com a comunidade, com vista a se valorizar e incorporar o seu contributo, visando “despertar um novo olhar” em relação a riqueza histórica do lugar.

Foram eleitos os representantes dos bairros de São Pedro, São Brás, Santa Marta, Largo Rua Calhau, São Sebastião e Santo António da Cidade Velha, Património Mundial.

Os líderes foram escolhidos “de forma livre e democrática” pelos membros dos bairros, acrescentando que a partir de agora terão a responsabilidade de participar no processo de seguimento e avaliação do plano de gestão, bem como tomar parte na gestão do sítio e nos fóruns de discussão.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *