PR PARTICIPA NA CIMEIRA DOS CHEFES DE ESTADO

O Presidente da República, José Maria Neves, desloca-se nesta quinta-feira, a Adis Ababa, Etiópia, onde participa, nos dias 18 e 19 deste mês, na XXXVI Sessão Ordinária da Assembleia da União Africana.

O encontro, que reúne a cúpula da organização, terá em debate alguns temas caros para Cabo Verde, como sejam a segurança alimentar, as mudanças climáticas e política energética em África, e a Zona do Livre Comércio Continental Africano.

Neste quadro, estarão a ser apreciados os diversos relatórios sobre os pontos estratégicos da sessão, com destaque para o relatório sobre a reforma institucional da UA, o relatório do Conselho de Paz e Segurança sobre a implementação do roteiro principal das medidas práticas para silenciar as armas em África e sobre a governação política, financeira e política energética global, além do relatório sobre a crise alimentar mundial.

À margem da Cimeira, o Chefe de Estado participa numa Conferência Extraordinária dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, no dia 18 de fevereiro, que terá como principal objetivo discutir os processos de transição política na Guiné-Conakry, no Mali e na Burkina Faso, países que foram suspensos da organização depois dos golpes militares em 2020, 2021 e 2022.

Durante a deslocação à capital etíope e a anteceder a conferência da UA, José Maria Neves participa, também, no dia 17 de fevereiro, na Segunda Conferência dos Chefes de Estado e do Governo da Comissão Climática para a Região do Sahel. O encontro terá entre os principais pontos da agenda a operacionalização do Secretariado Executivo e do Fundo Climático para o Sahel. Na ocasião será também nomeado o Secretário Executivo da referida Comissão.

O Presidente José Maria Neves participará, igualmente, no dia 19 de fevereiro, no Evento de Alto Nível “Criar um impulso para a recuperação da imunização de rotina em África”, a convite do Presidente da República da Serra Leoa, Diretor da OMS para África e Comissária da União Africana para a Saúde, Assuntos Humanitários e Desenvolvimento Social.

Ainda durante a sua estadia em Adis Abeba, o Chefe de Estado receberá em audiência, representantes de algumas instituições regionais.

Fonte: PR // Redação Tiver

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *