CV: DEMOCRACIA MUNDIAL EM DEBATE 

A ilha do Sal acolhe, nos dias 8 e 9 de Abril, a conferência internacional “Liberdade, Democracia e Boa Governança: Um olhar a partir de Cabo Verde”, na qual participam políticos e especialistas de vários continentes

O evento visa promover a discussão sobre os desafios actuais da política contemporânea e vem reassumir, perante o mundo, o compromisso de Cabo Verde, ponto central do Atlântico Médio, para com os valores em debate.

Num momento em que “a democracia e a liberdade têm estado sobre ataque em todo o mundo” e se assiste a um aumento exponencial do populismo, impõe-se aos governos inverter esta situação. 

E é neste contexto, e como forma de contribuir para este debate, “que se faz necessário” e que surge a conferência internacional Liberdade, Democracia e Boa Governança, organizada pelo governo de Cabo Verde, justifica Janine Lélis, Ministra de Estado, da Defesa Nacional, da Coesão Territorial e Ministra da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares.

Assim, durante cerca de um dia e meio, conferencistas, intelectuais, académicos, políticos e especialistas de renome, nacionais e de “vários cantos do mundo”, vão reunir-se para debater esses temas.

O propósito da conferência, como explica ainda a ministra, é, com um olhar a partir do Cabo Verde, abordar os desafios que todos estamos a vivenciar, bem como a necessidade de combater essas fragilidades, “numa perspectiva global, variada e integrada”.Parte superior do formulário

Ao mesmo tempo, o evento vem reforçar, perante o mundo, o compromisso de Cabo Verde, plataforma de prestação de serviços no Atlântico Médio, para com esses valores.

“Entendemos que temos um papel importante na região africana, para tentar exercer influência positiva. 

Queremos também aprender, e melhorar aquilo que é possível aprimorar, com aqueles cujas experiências de democracia estejam muito desenvolvidas. Mas, essencialmente, queremos mostrar que se pode contribuir sempre e que todos têm responsabilidade na promoção da democracia”, resume.

Fonte: Expresso das Ilhas // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *