CV ESTIMA RECEBER MAIS DE 200 ESCALAS DE CRUZEIROS  

Cabo Verde, espera mais de 200 escalas de cruzeiros com 120 turistas este ano. Esta informação foi avançada pelo presidente do conselho de administração da Empresa Nacional de Cabo Administração dos Portos de Cabo Verde.

Em entrevista, o presidente do conselho de administração da Empresa Nacional de Administração dos Portos de Cabo Verde, Irineu Camacho, avançou que a empresa tem uma boa previsão, visto que nos números registado este ano, cerca de 43 navios de cruzeiros atracaram nos portos, com 44 mil passageiros de cruzeiros. Afirmando ainda que contam em receber acima de 200 navios de cruzeiros e acima de 120 mil passageiros de cruzeiros para 2023.

As escalas de navios de cruzeiro nos portos nacionais aumentaram 360% em 2022, face ao ano anterior, traduzindo-se num movimento de quase 48.000 turistas num ano, segundo dados oficiais.

De acordo com dados compilados a partir de um relatório anual sobre o movimento portuário, elaborado pela empresa Enapor, registaram-se 129 escalas de navios de cruzeiro de Janeiro a Dezembro de 2022.

Este movimento contrasta com apenas 28 escalas de navios de cruzeiro registadas em todo o ano de 2021 – período ainda condicionado pelas restrições às viagens internacionais devido à pandemia de covid-19 -, que movimentaram então 11.066 passageiros.

Da escala global, a ilha de São Vicente, onde está em construção o terminal de cruzeiros, a Enapor espera receber de 70 mil a 80 mil passageiros de navios de cruzeiros este ano, nas actuais condições, e alavancar ainda mais depois da conclusão da nova infraestrutura.

Em paralelo, neste momento, o porto da cidade da Praia é o que consegue equivaler à capacidade do Porto Grande, podendo também albergar até três navios de cruzeiros ao mesmo tempo.

O Porto Grande, em São Vicente, vai receber um novo terminal de cruzeiros, cuja obra arrancou em Janeiro de 2022, a cargo do consórcio luso-cabo-verdiano constituído pelas empresas Mota-Engil e Empreitel Figueiredo.

Fonte: EI // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *