CV INTERILHAS PRESTES A ALCANÇAR 2 MILHÕES DE PASSAGEIROS EM CV

A CV Interilhas, concessionária dos transportes marítimos entre ilhas, em Cabo Verde, está à beira de alcançar dois milhões de passageiros transportados, em quatro anos de operação. A informação foi avançada hoje pelo administrador Fernando Braz de Oliveira.

A cada semana, a empresa faz 63 viagens, transporta 7.500 passageiros, 600 viaturas e 2.300 toneladas de carga entre as ilhas de Cabo Verde, com três embarcações — uma das quais como barco de substituição, caso seja necessário — e este ano passou a ter programação regular, fruto da adenda ao contrato de concessão (rubricada com o Estado, em abril), que inclui uma indemnização compensatória de 6,6 milhões de euros, paga trimestralmente.

Fernando Braz de Oliveira classificou a adenda como “um ponto de viragem crítico” na operação, garantindo previsibilidade, ou seja, os horários deixam de mudar a cada semana ou em função da procura, permitindo à população e empresários planearem as suas atividades.

No que respeita à frota atual, Fernando Braz de Oliveira referiu estar a ser analisada com o Governo a entrada no ativo de dois novos barcos — previstos no Orçamento do Estado de 2024 –, bem como a necessidade de haver embarcações mais adequadas para as ilhas a sul, no lugar dos atuais ‘catamarans’ (“Kriola” e “Liberdade”).

Lamentou ainda não terem sido ultrapassadas questões regulamentares locais e de “interpretação da lei internacional” para que um outro barco ao serviço da frota (“Chiquinho”) possa fazer ligações a São Nicolau, aproveitando o tempo em que está ancorado em São Vicente.

A CV Interilhas é um armador cabo-verdiano, constituído em 2019, com o qual o Governo de Cabo Verde estabeleceu o contrato de concessão, por 20 anos, para o serviço público de transporte marítimo de passageiros e carga entre ilhas.

Fonte: Noticias ao Minuto // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *