EX-PR DISTINGUIDO COMO PERSONALIDADE LUSÓFONO 2022

O ex-presidente Jorge Carlos Fonseca disse esta terça-feira que a sua escolha como Personalidade Lusófona 2022, numa iniciativa do Movimento Internacional Lusófono, constituiu uma surpresa e é também um estímulo.

O ex presidente da Republica confessa que esta distinçao foi um supresa para ele, porem garante que isto constitui um estimulo. O mesmo afirmou que antes de ser Presidente da República, e mesmo depois, sempre teve a perspectiva de que para as democracias são muito importantes os impulsos das instâncias da sociedade civil.

O prémio MIL Personalidade Lusófona 2022 foi entregue no âmbito do 1.º Encontro do Observatório SEDES CPLP – VIII Congresso da Cidadania Lusófona, realizado em Lisboa.

Jorge Carlos Fonseca disse ainda à imprensa que a importância das organizações da sociedade civil assenta na capacidade de “assegurar equilíbrios e ponderação”, porque transmitem “sinais de democraticidade para o interior do Estado”, o que torna estas instituições “importantes do ponto de vista do processo e de desenvolvimento democrático político dos países”.

Jorge Carlos Fonseca, disse ainda que este premio e um sinal de que mesmo depois de ter deixado a função de Presidente da República, estara sempre disponível para lutar pela formação dos espaços da CPLP, para que seja cada vez mais próxima de uma comunidade de cidadãos e para que a língua portuguesa seja mais divulgada, mais promovida.

Fonte: Expresso das Ilhas // Ad: Redação Tiver

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *