GAO ESTÁ A CUMPRIR MAIS UMA MISSÃO DE AVALIAÇÃO A CV

Esta missão visa, dentre outros, a verificação dos principais avanços e progressos na implementação das políticas setoriais, nomeadamente, a redução da pobreza e proteção social, reformas da administração pública, E-governaça, emprego e empregabilidade, economia azul, energia e transição energética, segurança e justiça, e saúde.

Durante o ato de abertura oficial da Missão, o Vice Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças e Fomento Empresarial, Olavo Correia, garantiu que, não obstante o enfrentamento de situações complexas devido à pandemia e à guerra, “a economia cabo-verdiana está a reagir bem às crises e às tempestades perfeitas”.

Deste modo, referiu que, para o ano de 2022, a economia deverá crescer dois dígitos.

“Estimativas apontam para taxas de crescimento de dois dígitos este ano. A balança de pagamentos continua forte. O sistema financeiro está estável. O quadro fiscal está a melhorar com o saldo primário a portar-se bem e o saldo global e a dívida pública em percentagem do PIB a diminuir-se”, avançou alguns dados.

Por outro lado, aponta que os riscos externos continuam elevados. Referiu ainda que, no plano interno, o país enfrenta riscos fiscais “a gerir”, nomeadamente “ao nível de alguns serviços públicos e de algumas empresas públicas, como a TACV e a Electra”.

Ainda, referiu que é preciso continuar a garantir a estabilidade macroeconômica e macro fiscal, deste modo, “todas as medidas adicionais serão tomadas, seja na lei que aprova o Orçamento de Estado para 2023, seja na lei de execução orçamental. Tomaremos medidas adicionas, nomeadamente, para conter as despesas com o parque de viaturas do Estado e com deslocações e estadas, ao nível de todas as estruturas do Estado”.

Por seu turno, a Embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, Carla Grijó, na qualidade de líder desta missão, fez atenção às medidas tomadas para combater o impacto contínuo dos choques externos nas finanças públicas e no bem-estar da população, felicitando o Governo e o Banco Central de Cabo Verde pela transparência e acessibilidade atempada aos dados globais.

Fonte: MFFE // Redação Tiver

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *