“HÁ VONTADE DE VER REFORÇADAS AS RELAÇÕES ENTRE CV E OS EUA”

O Presidente da República afirmou que sentiu nas autoridades norte-americanas uma enorme vontade de ver reforçadas as relações entre os dois países. O mesmo pretende ainda estabelecer novas parcerias na região de Nova Inglaterra.

José Maria Neves, encontra-se a cumprir os últimos dias de uma viagem que o levou a cidades norte-americanas como Boston, New Bedford, Waterbury, Pawtucket ou Brockton, e onde se encontrou com diversas comunidades e associações de cabo-verdianos, assim como com autoridades locais, estaduais e federais.

“Há aqui um bom ambiente e temos possibilidades de reforçar a participação da diáspora nos Estados Unidos no processo de desenvolvimento de Cabo Verde. Estive ainda com ‘mayors’, governadores e com senadores estaduais e federais, e aqui há uma enorme vontade de ver reforçadas as relações entre Cabo Verde e os Estados Unidos”, frisou.

Tendo em conta essa “enorme vontade” que disse ter encontrado junto às autoridades, José Maria Neves aproveitou para lançar dois reptos: “o primeiro é que se deve fazer um esforço para, em 2025, no quadro dos 50 anos da independência, realizar uma convenção dos cabo-verdianos nos Estados Unidos, sobretudo, para perspetivar os próximos 50 anos e formas de trabalhar juntos para um país muito mais moderno, próspero, justo e com mais oportunidades para todos.

O segundo repto, também no âmbito dos 50 anos da independência, é levar a Cabo Verde uma forte delegação do estado norte-americano de Massachusetts, conduzida pela governadora estadual, “para poder estabelecer parcerias na área da educação, saúde e negócios, e dar o salto no relacionamento entre essas duas nações.

Em entrevista à Lusa, o chefe de Estado disse também ter sentido uma “enorme disponibilidade” da diáspora cabo-verdiana em trabalhar para o desenvolvimento de Cabo Verde, avaliando que se sentem “orgulhosos” das suas origens e que “querem dar mais” ao país.

Fonte: Lusa // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *