MARIUPOL É RETRATO DE UM MÊS E MEIO DE GUERRA

Uma cidade completamente destruída: Mariupol é a imagem da guerra, que dura há mais de um mês e meio na Ucrânia.

As autoridades ucranianas estimam que o número de vítimas mortais na cidade portuária estratégica pode alcançar as 20.000.

Mas apesar dos bombardeamentos incessantes, os ucranianos não cedem e o presidente Volodymyr Zelenskyy saudou a determinação da população face ao invasor russo.

No Leste da Ucrânia, Popasna é o retrato da resistência, num momento em que o Exército russo concentra os esforços nessa parte do país.

Se a maior parte dos 20.000 habitantes fugiu, soldados ucranianos e uma parte da população civil enfrenta os ataques russos a partir das caves da localidade.

Vasily, residente de Popasna:”Enviei embora os meus filhos e eu e a minha mulher ficamos na cave. Não quero ir embora. Quem precisa disto nesta idade? As pessoas estão a ir para Dnipro e outros lugares, mas não é a solução. É melhor ficar, venha o que vier. Há comida suficiente aqui.”

Muitos fogem para a grande cidade industrial do Leste, Dnipro, onde os hospitais acolhem nomeadamente crianças que ficaram orfãs devido à guerra.

Fonte: Euronews

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.