O ministro das comunidades que participou na 115ª sessão do conselho da organização internacional para as migrações, defendeu a migração legal e regular como ativo estratégico global que impulsiona o desenvolvimento sustentável e humano em todo o mundo. Jorge Santos reafirmou ainda o interesse e empenho do arquipélago de estar em linha com as políticas que promovam este desiderato.
O evento promovido pela Organização Internacional para as Migrações, aconteceu em Genebra, Suíça.
No seu discurso, o Ministro das Comunidades, Jorge Santo, referiu-se à migração legal e regular como um ativo estratégico global que impulsiona o desenvolvimento sustentável e humano em todo o mundo.
O Governante também reafirmou o interesse e o empenho de Cabo Verde de estar em linha com as políticas que promovem este desiderato, especialmente no que se refere à migração laboral, à criação de condições para a participação ativa dos migrantes no desenvolvimento dos seus países.
Jorge Santo pelou ao investimento global numa narrativa construtiva em relação aos migrantes, evitando a desinformação que tem um efeito “ant imigrante e pernicioso”.
O Ministro enalteceu a OIM, “uma parceira de referência a nível mundial, com os recursos operacionais, as competências, as parcerias e a capacidade necessários para apresentar soluções práticas em matéria de percursos regulares a nível mundial”.
Fonte: O país // Ad: Redação Tiver