Ministério Da Saúde Empossa Novos Membros Da Comité Nacional De Ética Em Pesquisa Para Saúde

O ministro da saúde conferiu posse nesta sexta-feira aos novos membros do comité nacional de ética em pesquisa para saúde. 

Segundo o ministro da saúde, Arlindo do Rosário, princípio da ética é fundamental em qualquer pesquisa e em qualquer área, mas que em saúde tem um peso ainda mais significativo, e que é a garantia e a promoção da proteção incondicional da dignidade, direitos, segurança e bem-estar dos participantes, mas também dos pesquisadores nas investigações que são conduzidas.

Para Rosário, “se a pesquisa envolve pesquisadores e pesquisados é imprescindível que a ética seja o ponteiro orientador de todas as ações de pesquisa, de modo que a investigação não traga prejuízo para nenhuma das partes envolvidas”, frisou o ministro da saúde.

Arlindo do Rosário garantiu ainda que a função dos comitês de ética, é de assegurar que as pesquisas propostas e realizadas nunca descorem da devida proteção aos intervenientes, quer seja antes, durante ou após qualquer pesquisa.

“Assim, estou certo que saberão que nesta cerimónia, embora simples, é vos depositado publicamente responsabilidades formais, mas é acima de tudo um voto de confiança na vossa capacidade intelectual, profissional e moral para contribuírem significativamente para a melhoria da qualidade da pesquisa científica em saúde”. Salientou.

O presidente do comité nacional de ética em pesquisa para saúde, José Ramos, garantiu que este comité visa avaliar os projetos de investigação na área de saúde de modo a salvaguardar a dignidade dos direitos da segurança e do bem-estar de todos os potenciais participantes em pesquisas para a saúde em Cabo verde.

 

O comité nacional de ética em pesquisa para saúde, foi criado desde de 2007 e é composta por 7 membros a saber representantes do ministério da saúde, da comissão nacional dos direitos humanos, da ordem dos médicos, ordem dos advogados, plataforma das ONGs, de uma instituição religiosa e da Universidade de Cabo Verde. 

IT
FLÁVIO  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.