Após dois anos de interrupção o Município da Ribeira Grande de Santiago regressa com as suas actividades alusivas ao santo padroeiro, “Nhu Santu Nomi” di Jesus. Em declarações exclusivas à TIVER, o presidente da Câmara local, Nelson Moreira aponta ganhos, porém admite haver muitos desafios a vencer, sobretudo o da pobreza.
Ribeira Grande de Santiago, está em festa por celebrar o seu santo padroeiro neste mês de Janeiro, “Nhu Santu Nomi”, e neste fim de semana levou ao palco de Ribeira Grande artistas de renome para prestigiar esta efeméride. O edil ribeiragrandense, Nelson Moreira, admitiu que Cidade Velha ainda se conota com muita pobreza e grandes desafios.
Governar com o rosto humano significa, entretanto, avançar rapidamente, no entendimento de Nelson Moreira, com o processo de desenvolvimento local.
Cidade Velha, capital do município da Ribeira Grande ostenta o galardão de Património Mundial da Humanidade. Uma das questões que se coloca é se beneficiado com este título que ostenta em termos de canalização recursos para o município. A este propósito, Nelson Moreira defende algo mais abrangente.
O Edil da Ribeira Grande considera ainda que a vida se torna difícil para a Ribeira Grande de Santiago, na medida em que não consegue arrecadar receitas, o que pode, segundo Nelson Moreira dificultar a sua capacidade de recorrer a banca para financiamento de projectos de desenvolvimento. As apostas do município, tem sido, nestes últimos dois anos, no dizer de Nelson Moreira, na Educação, a nível do transporte escolar gratuito, questões ambientais e do saneamento, iluminação publica de algumas localidades, requalificação da orla marítima, construção de um anel rodoviário, construção de um estádio municipal, e de um centro de saúde, entre outros.
Redação Tiver