OLAVO CORREIA PARTICIPA NAS REUNIÕES ANUAIS DO BM E FMI

O Vice Primeiro-Ministro, Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial e Ministro da Economia Digital, Olavo Correia, participa nas Reuniões Anuais das Instituições de Bretton Woods – Banco Mundial (BM) e Fundo Monetário Internacional (FMI), na capital norte-americana, Washington.

O Vice Primeiro-Ministro aproveitará esta deslocação para reforçar a cooperação com os parceiros de Desenvolvimento de Cabo Verde (BM, FMI, BAD, BADEA, Fundo Kuwait, Fundo Saudita, Banco de Importação-Exportação da China, África50, AFC, entre outras entidades parceiras), além de estabelecer contactos com várias instituições financeiras e empresas, visando apresentar as áreas prioritárias para investimentos no nosso Arquipélago, que constam do novo Plano Estratégico Nacional.

De realçar que os encontros anuais do BM/FMI juntam os Ministros das Finanças e governadores dos Bancos Centrais dos 188 países membros, executivos do setor privado, representantes de organizações da sociedade civil e académicos para debaterem questões de importância económica global, incluindo a visão de mundo económico, a erradicação da pobreza, o desenvolvimento económico e eficácia da ajuda ao desenvolvimento.

Destacam-se a realização dos seminários, reuniões regionais e bilaterais, conferências de imprensa, e muitos outros eventos voltados para a economia global, desenvolvimento internacional e sistema financeiro do mundo.

A delegação cabo-verdiana, chefiada pelo Vice Primeiro-Ministro Olavo Correia, que também integra o Ministro da Indústria Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, vai estar com uma agenda de planificação para os próximos anos com o Banco Mundial, focado nos temas como a energia, o capital humano e o digital.

Terá sob a mesa as prioridades para financiamento a nível das infraestruturas prioritárias com a África50. A nível do FMI vai discutir com os parceiros, a performance do novo Programa, assim como o novo mecanismo de financiamento do Fiduciário para a Resiliência e Sustentabilidade (RST).

No final será realizada um encontro com a diáspora em Boston sobre as intervenções do Banco Mundial em Cabo Verde.

Fonte: Governo // Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *