PR SAÚDA ACORDO DA ONU DE PROTEÇÃO DO ALTO MAR

O Presidente da República saudou “com emoção” o acordo alcançado nas Nações Unidas de proteção do alto mar. José Maria Neves ressalta que este é “um grande ganho” para a Humanidade.

“Saúdo, com emoção, o Acordo de Protecção do Alto Mar, conseguido nas Nações Unidas, depois de 15 anos de intensas negociações”, escreveu o chefe de Estado numa publicação, no domingo, 05, na sua página oficial do Facebook.

Neves disse ainda que desde o primeiro momento Cabo Verde, enquanto Estado oceânico, “apoiou veementemente e ajudou a construir” essa possibilidade.

“Os recursos marinhos ficam assim muito mais protegidos. Um grande ganho para a Humanidade. Podemos, com esse cintilante acordo, proteger mais amplamente este importante património comum que é o mar”, prosseguiu.

Os Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) alcançaram no sábado, 04, um acordo para estabelecer um tratado de proteção do alto mar, após mais de 15 anos de negociações.

O consenso foi alcançado após uma maratona de negociações que teve início a 20 de Fevereiro e que deveria ter terminado na sexta-feira, 03, mas que continuou durante a noite até sábado, com mais de 35 horas seguidas de discussões.

O documento define, entre outras, as bases para o estabelecimento de áreas marítimas protegidas, o que deverá facilitar o compromisso internacional de salvaguardar pelo menos 30 % dos oceanos até 2030.

A adoção formal do tratado, porém, vai ter de aguardar até que um grupo de técnicos assegure a uniformidade dos termos utilizados no documento e que este seja traduzido nas seis línguas oficiais da ONU, sendo elas inglês, francês, chinês (mandarim), espanhol, árabe e russo.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *