PRIMEIRA SESSÃO PLENÁRIA DE MARÇO

A primeira sessão plenária de Março começou com debate com o Ministro-adjunto do Primeiro-ministro para a Juventude e Desporto, proposto pelo grupo parlamentar do MpD. Carlos Monteiro disse que o desporto será a oitava plataforma no plano estratégico de desenvolvimento sustentável 2022/2026.

O titular da pasta da Juventude e Desporto ao falar da juventude em primeiro lugar, reconheceu os principais desafios que têm que ser enfrentados, como o combate ao desemprego jovem e garantindo-lhes emprego digno, o fomento ao empreendedorismo, a massificação da formação profissional e outros

Ao falar do desporto, Carlos Monteiro reconheceu que o desporto sempre foi visto como um desígnio nacional e falado como factor de desenvolvimento e de inclusão, mas disse entender que, para isso, “é preciso um investimento sustentável no desporto”.

Carlos Monteiro reconheceu que os sucessivos governos fizeram um “esforço grande” na alocação de recursos para a infra-estruturação desportiva do País, pelo que, o que falta, em seu entender, tem a ver com a necessidade de dotar o País de um documento de desenvolvimento estratégico para o desporto que defina o modelo de desenvolvimento estratégico para o sector.

Referiu-se igualmente ao “senso do desporto” em curso no País e que é o primeiro projecto de desporto, em África, financiado pelo Banco Mundial, e garantiu que essas são medidas que pretendem “transformar o desporto num desígnio nacional” que possa ser abraçado, não só, por decisões políticas, mas também por toda a sociedade cabo-verdiana e pelos agentes desportivos.

Este debate integra a agenda da primeira sessão parlamentar de Março que decorre até à próxima sexta-feira, durante a qual estão previstos outros pontos como as perguntas ao Governo, a aprovação de propostas de lei e a aprovação de resoluções.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.