O Projeto inclusivo “Vozes falam por detrás das grades”, foi hoje apresentado na Cidade da Praia. O principal intuito é o de incluir os reclusos, privados da liberdade, nas atividades artístico literárias, dando aos mesmos a oportunidade de expressarem através da escrita os seus pensamentos, sentimentos, emoções e vivências.
O Projeto “Vozes falam por detrás das grades” é coordenado por Lena Marçal, que segundo a mesma, o objetivo é estimular a autonomia, o pilar da cidadania ativa, fomentar a humanização dentro das prisões e proporcionar a interação entre os reclusos.
A apresentação do referido projeto, também foi presidido pela Ministra da Justiça, Joana Rosa. No seu ponto de vista, a governante afirmou que este projeto traz uma vertente nova, a literária, em que os reclusos falem das suas histórias através da escrita.
Um projeto que conta com total engajamento das entidades competentes a ser executado em todos os estabelecimentos prisionais. Para a ministra, um outro objetivo é também preparar o recluso para ter uma nova oportunidade quando sair da prisão.
O programa em causa vai abranger os cinco Centros Prisionais do país, sendo elas, as Cadeias Centrais da Praia, do Mindelo e do Sal, e as Cadeias Regionais do Fogo e Santo Antão.
Redação Tiver