RÚSSIA SUSPENDE ABASTECIMENTO DE GÁS À POLÓNIA E BULGÁRIA

A estatal petrolífera russa Gazprom informou que suspendeu o fornecimento de gás à Polónia e Bulgária, uma decisão com efeitos a partir desta quarta-feira.

O corte segue-se à recusa da Bulgária em pagar em rublos à empresa, e às sanções da Polónia contra 50 figuras e entidades russas, incluindo a maior fornecedora de gás russa.

A Gazprom justificou a suspensão com as novas regras anunciadas em Março de que os estados inimigos de Moscovo teriam de pagar em moeda russa para ter gás. Mas a Polónia considera o corte uma quebra de contrato e diz estar a tomar medidas para ter fontes alternativas.

Estes são os primeiros cortes anunciados no fornecimento de gás pela Rússia. Apesar das novas regras impostas por Moscovo, apenas a Hungria aceitou pagar em rublos, em vez de euros ou dólares, o gás natural que recebe a partir de território russo.

A Europa pode sofrer danos económicos caso sejam suspensos abastecimentos noutros países, aumentando o preço do gás natural ou mesmo levando a racionamentos, mas a medida também prejudica a própria economia da Rússia.

Fonte: Euronews

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.