SANTO ANTÃO/ AGRICULTORES ACREDITAM QUE ZONA PODE SER “UMA GRANDE PRODUTORA” DE FRUTAS

Planalto Leste, em Santo Antão, pode ser “um grande produtor de frutas”, acreditam os agricultores locais, que têm estado a defender “forte aposta” na fruticultura na zona, onde já se produz maçã, marmelo e uvas.

O porta-voz dos agricultores, Arlindo Lopes, entende que Planalto Leste tem condições para ser “um grande produtor de frutas”, caso o Ministério da Agricultura e Ambiente deixe de olhar para esta localidade como apenas uma zona florestal produtora de lenha.

Arlindo Lopes, que tem na cultura de feijão ervilha a sua principal actividade, está a apostar também na fruticultura da mangueira, papaieira, videira e goiabeira, e, pelos resultados obtidos até agora, garantiu que Planalto Leste tem “potencial” para ser “um grande produtor de frutas”. 

Para já, alguns agricultores cultivam o marmelo e maça, mas, em 2021, devido à seca, aliada ao mau tempo que se fez sentir com frequência no Planalto Leste, a produção ficou “aquém do esperado”, segundo a agricultora Josefa Sousa.

Josefa Sousa preside à associação das mulheres deste planalto, a Amupal, que tem apostado na transformação destas frutas para produção de doces e sumos, pretendendo ainda montar uma unidade de fabrico de vinhos para também aproveitar a produção de uvas nessa localidade.

 

 

Além da agricultura, Planalto Leste tem “boas potencialidades” também a nível da pecuária e do turismo, existindo nesta localidade várias unidades turísticas, explicam à Inforpress estes agricultores.

Fonte: Inforpress

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.