A polícia federal de investigação dos Estados Unidos, FBI, deteve nesta quinta-feira, 13, um membro de 21 anos da Guarda Aérea Nacional, suspeito de ter divulgado documentos classificados de inteligência, com informações sobre a Ucrânia.
Jack Teixeira foi detido pelo FBI, nos EUA, e vai ser hoje presente a tribunal.
O jovem de 21 anos, membro da Guarda Aérea Nacional de Massachusetts, é suspeito de estar ligado à fuga de documentos secretos do Pentágono.
O procurador-geral dos EUA, Merrick Garland, disse que vai ser acusado de “remoção não autorizada de informações classificadas de defesa nacional.”
“Agentes do FBI detiveram Teixeira ao início da tarde [desta quinta-feira] sem incidentes. Terá uma audiência inicial no Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito de Massachusetts”, anunciou Garland.
Jack Teixeira entrou para a Guarda Nacional Aérea de Massachusetts em 2019.
O lusodescendente era responsável por manter a internet a funcionar nas bases aéreas.
Mas também administrava um chat privado online na rede social Discord – com conteúdo racista e sobre armas – onde os documentos começaram a ser divulgados na semana passada.
O Pentágono abriu uma investigação interna.
“É importante perceber que temos diretrizes rígidas para proteger informações classificadas e confidenciais. Este foi um ato criminoso deliberado, uma violação dessas diretrizes”, sublinhou o porta-voz do Pentágono, Patrick Ryder.
Na rede social Discord terão sido divulgados entre 50 a cem documentos secretos, incluindo informações confidenciais sobre a guerra na Ucrânia.
Ainda de acordo com os documentos Washington poderá, ao que tudo indica, ter espiado alguns dos seus aliados mais próximos, incluindo a própria Ucrânia, Coreia do Sul e Israel.
Fonte: Euronews