A directora Nacional da Saúde avançou hoje que a taxa de cobertura das consultas às mulheres grávidas se manteve acima dos 90% e que o país conseguiu manter ainda cobertura de vacinação e os cuidados primários de saúde. Ângela Gomes avançou estes dados à imprensa no âmbito do encontro nacional dos delegados de Saúde, hoje, na cidade da Praia, com o objectivo de fazer o balanço das acções de 2024 e alinhar as estratégias para o próximo ano.
Segundo a mesma fonte, embora a demanda aos serviços de saúde imposta pela epidemia da dengue, os diferentes programas obtiveram “um balanço positivo” em número de atendimentos aos doentes crónicos, crianças, saúde sexual produtiva, adolescentes e idosos e das actividades de rotina.
Segundo Ângela Gomes, as instituições de saúde conseguiram manter a taxa de vacinação de rotina e a cobertura universal acima dos 70%.
A directora Nacional da Saúde realçou que o desenvolvimento dos recursos humanos é uma das estratégias fundamentais para a melhoria do sector a nível da capacidade de respostas das lideranças locais, bem como o reforço das equipas quer em número e valências técnicas exigidos ao sistema.
O encontro nacional dos delegados de Saúde possibilitou ainda o debate sobre a organização funcional do Ministério da Saúde, a gestão dos recursos humanos, os documentos estratégicos e princípios básicos da execução orçamental.
Redação Tiver